Diretor Japonês Kei Chika-ura Fala Sobre as Origens Pessoais de Seu Filme Revelação ‘Grande Ausência’

Diretor Japonês Kei Chika-ura Fala Sobre as Origens Pessoais de Seu Filme Revelação ‘Grande Ausência’

O cativante drama de mistério, estrelado por Mirai Moriyama e a lenda do cinema japonês Tatsuya Fuji, explora os sentimentos complicados de um filho que é forçado a lidar com a vida e o legado de seu pai ausente por muito tempo.

Um dos melhores filmes independentes japoneses dos últimos anos finalmente chega aos cinemas dos EUA neste fim de semana. O segundo longa-metragem do diretor Kei Chika-ura, Grande Ausência, que estreou com críticas positivas no Festival de Cinema de Toronto em 2023 e posteriormente ganhou o prêmio de melhor ator em San Sebastián para sua estrela, o ícone do cinema japonês Tatsuya Fuji (No Reino dos Sentidos), estreia em Nova York na sexta-feira e em Los Angeles no dia 26 de julho, com lançamento nacional a seguir.

Grande Ausência centra-se em Takashi (Mirai Moriyama), um ambicioso ator de teatro e cinema, que é atraído de volta à órbita de seu pai afastado (Fuji) por um telefonema chocante da polícia. A segunda esposa de seu pai está desaparecida e o velho, outrora um estimado professor de física, parece estar sofrendo dos estágios finais de demência aguda. Takashi, com sua nova esposa (Yoko Maki) ao seu lado, muda-se rapidamente para a casa de seu pai na ilha sul do Japão, Kyushu, e lá o filme transita para o modo de um mistério cativante e comovente, à medida que o jovem gradualmente compreende o que aconteceu com a esposa e a vida de seu pai ausente por tanto tempo.

Como o resumo oficial do filme coloca elegantemente: “Em um certo ponto da vida, muitas vezes temos que lidar com um passado que se pensava esquecido, perdido para sempre, e que, em vez disso, ressurge, com toda a estranheza emocional gerada por ausências indesejadas, lapsos de memória e as peças faltantes do quebra-cabeça de nossa existência.”

O aclamado diretor de fotografia japonês Yutaka Yamazaki (mais conhecido por seu trabalho com os favoritos do cinema de arte Hirokazu Kore-eda e Naomi Kawase) filmou Grande Ausência em película de 35mm com configurações de câmera fixas e clássicas, conferindo às transições elegantes da história entre flashbacks e o presente toda a riqueza e gravidade de uma memória confusa, mas vívida.

Antes da estreia de Grande Ausência nos EUA, o The Hollywood Reporter conectou-se com Chika-ura via Zoom para discutir as raízes profundamente pessoais do filme e seu comentário implícito sobre a natureza em mudança dos papéis matrimoniais no Japão.