Curadores buscam arte antiga que possa ressoar com um novo público no renomado evento nos Países Baixos.
“Essa seria uma aquisição ousada a se fazer”, disse Frederick Ilchman, presidente de pinturas europeias no Museu de Belas Artes de Boston. Ele e sua equipe de curadores estavam observando, fascinados, um retrato do século XVI de Antonietta Gonzales, uma garota com hipertricose, uma rara condição congênita que causa crescimento excessivo de pelos faciais. A jovem elegantemente vestida segura uma inscrição que afirma ser filha de Don Pietro, um “homem selvagem” das Ilhas Canárias que viveu na corte do Duque de Parma.
Este extraordinário retrato há muito perdido por Lavinia Fontana foi um excelente exemplo das muitas obras de artistas mulheres expostas na movimentada prévia da feira TEFAF Maastricht, na Holanda, na quinta-feira. (O evento abre ao público no sábado e vai até 14 de março.) O retrato de Fontana estava avaliado em 4,5 milhões de euros, cerca de 5 milhões de dólares, no estande da galeria Rob Smeets, sediada em Genebra. Do outro lado do corredor, o recentemente redescoberto “Madalena Penitente”, de cerca de 1626, de Artemisia Gentileschi, estava disponível no estande dos negociantes Robilant e Voena por 7 milhões de dólares.
Ilchman viaja regularmente de Boston para a TEFAF desde 2007; nesse tempo, o foco de suas aquisições evoluiu. “No ano passado, compramos cinco pinturas em um dia: três delas eram de mulheres. Isso tem sido uma prioridade nos últimos anos”, disse Ilchman. “Não temos muitas obras de pintoras ou artistas decorativas. Parece uma tarefa útil corrigir essa discrepância”, acrescentou, reconhecendo que museus com grandes acervos de arte pré-século XX podem parecer desconectados das preocupações culturais do século XXI.
Museus são compradores cada vez mais importantes na TEFAF Maastricht, à medida que o número de indivíduos privados comprando pinturas de mestres antigos, esculturas e antiguidades diminuiu. Os gostos de coleta mudaram na era digital, e a vasta maioria dos novos compradores de arte é atraída por obras contemporâneas. Os fundos de aquisição de muitas instituições, especialmente nos Estados Unidos, incentivam compras que mantêm a natureza enciclopédica das coleções de museus. Ao mesmo tempo, os curadores buscam arte antiga que possa ressoar com um novo público.
A delegação de Boston — que também incluía Matthew Teitelbaum, diretor do museu, e Marc Plonskier, presidente do conselho de curadores — foi um dos cerca de 20 grupos de curadores e patrocinadores de instituições americanas bem financiadas no primeiro dia de prévia da TEFAF Maastricht, de acordo com Magda Grigorian, chefe de comunicações da feira. Grigorian acrescentou que cerca de 300 diretores de museus estariam entre os 50.000 visitantes esperados do evento.
“A feira se tornou mais difícil. Não é como há 10 ou 15 anos”, disse o especialista em mestres antigos de Genebra, Salomon Lilian, um dos cerca de 270 negociantes expondo este ano. “Os museus compensam o declínio da compra privada”, acrescentou. “Pinturas de qualidade A1 ainda são muito procuradas; pequenas pinturas holandesas de armário são muito mais difíceis.”